Páginas

6 de junho de 2014

Relatório da Reunião da WVA, 18 de março, 2014

No dia 18 de março se deu o encontro anual de vaishnavas das diferentes missões, correspondente à época de Gaura Purnima. A reunião se realizou no sagrado Samadhi Mandir de Srila B. P. Puri Goswami Maharaj.
A reunião foi iniciada com as bênçãos do atual Presidente Executivo da WVA-VVRS e Acarya da Sri Devananda Gaudiya Math, Srila Bhaktivedanta Paryatok Maharaj. Depois de glorificar a Sri Guru Gauranga Radha Vinod Bihariji, Srila Maharaj recordou a importância da Vishva Vaishnava Raj Sabha estabelecida por Srila Jiva Goswami, como um coletivo preocupado em propagar as glórias de Sri Caitanya Mahaprabhu em todo o mundo:



"Somente mediante a devoção nós podemos chegar aos Pés de Lótus de Sri Guru, Sri Gauranga - Nityananda e Sri Radha e Krishna: 

Harer nama harer nama
harer namaiva kevalam
kalau nasty eva nasty eva
nasty eva gatir anyatha

Devemos compartilhar este conhecimento com todo o mundo e, para que este serviço tenha maior êxito, Srila Jiva Goswami estabeleceu a Sri Vishva Vaishnava Raj Sabha. Esse é o objetivo da WVA e da Gaudiya Math. Pregar as glórias de Sri Caitanya Dev trará as bênçãos de Mahaprabhu e Radha - Krishna."

A assembléia Vaishnava discutiu vários pontos importantes,  os principais foram:

- O impacto do uso do plástico em nossos maths, a importância de erradicá-lo por completo e as diferentes alternativas para isso.
- A criação de uma Fundação da WVA que possa coletar doações e fundos para melhorar os projetos que a Sabha realiza.
- O lançamento dos novos e importantes materiais para expandir as glórias de Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakur Prabhupada: "A Foto-biografia" impressa em formato de revista e o "Museu de Srila Bhaktisiddhanta" em formato de exposição de imagens que narram sua vida e obra.
- O fortalecimento do comitê de publicações da WVA.
- A publicação de notícias vaishnavas no periódico "Chaitanya Mail" que se distribui em Bengalí e Inglês por todo oeste bengali.
- A aceitação de que os maths pertencentes à WVA devem se preocupar de utilizar "ahimsa mridangas", com matérias-primas provenientes de vacas mortas naturalmente.
- A discussão acerca da opinião da WVA sobre a entrega de siddha-deha pranali diksa por parte de certa linha de babajis do Radha Kunda.
- Os novos projetos do comitê de educação.
- A importância da presença da WVA na sociedade e os próximos eventos que possibilitam isso.
- A próxima assembléia geral da WVA se realizará no dia 19 de outubro de 2014 em Vrindavan. O local será confirmado com antecipação.


Os seguintes vaishnavas estiveram presentes na reunião: 

- Srila Bhaktivedanta Paryatok Maharaj – Acarya da Sri Gaudiya Vedanta Samiti
- Srila Bhakti Bibudh Bodhayan Maharaj – Acarya da Sri Gopinath Gaudiya Math
- Sripad Bhakti Prabhav Mahavir Maharaj - Acarya da Sri Mahavir Gaudiya Math
- Srila Bamsi Das Babaji Maharaj -
- Srila Bhakti Alok Paramadvaiti Maharaj – Missão Vrinda
- Sripad Bhakti Nandan Swami Maharaj – Sri Gopinath Gaudiya Math
- Sripad Bhakti Vichar Vishnu Maharaj – Sri Caitanya Gaudiya Math
- Sripad Bhakti Prasun Madhusudhan Maharaj – Tirtha Ashram, Govardhan
- Sripad Bhakti Raksak Swami Maharaj – Sri Jahanavi Kunja Gaudiya Math
- Sripad Bhaktivedanta Padmanabha Maharaj – Fazenda Nova Vrindavan, Argentina
- Sripad Om Prakas Brijvasi Prabhu – Sri Gopinathji Gaudiya Math
- Sripad Tamal Krishna Das Brahmacari – Sri Imlitala Gaudiya Math
- Sripad Ramdas Dasadhikari – Earth Aware editions
- Sripad Radha Madhav Das – Sri Caitanya Gaudiya Math
- Sripad Rama Kant Das Brahmacari
- Sripad Rajib Chakravarty – Jornal Caitanya Mail 
- Sripad Gopal Das
- Sripad Madan Mohan Das
- Sripad Gaura Hari Das – Friends of Mayapur
- Sripad Arup Govinda Das – Correspondente da WVA
- Sripad Vidyapati Das – Sri Caitanya Gaudiya Math, Austrália
- Sripad Bhagirat Das – Sri Jahnavi Kunja Gaudiya Math
- Sripad Rup Sanantan Raghunath Das – Escritório WVA, Bangladesh
- Sripad Ananga Mohan Das – Sri Keshavaji Gaudiya Math
- Sripad Subha Krishna Das - ISKCON
- Sripad Dinasharan Das - Sri Gaudiya Sevashram, Mathura
- Sripad Satya Bhagavat Das - Srupanuga Gaudiya Math
- Sripad Shubhananda Das - Sri Gopinath Gaudiya Math
- Sripad Caitanya Das - Sri Caitanya Gaudiya Math, Hyderabad
- Sripad Satya Krishna Das Brahmacari – Sri Jahnavi Kunja Gaudiya Math
- Sripad Ananda Vigraha Das Brahmacari – Sri Jahnavi Kunja Gaudiya Math
- Srimati Kamala Priya Dasi - ISKCON
- Srimati Prisni Dasi – Programa de limpeza de Mayapur
- Srimati Gandharvika Dasi – Comitê Internet WVA
- Srimati Mantra Murti Dasi - Brasil


Segue abaixo o detalhamento dos temas tratados:

1-  Novidades dos diferentes comitês da WVA – VVRS

- Nesta reunião foi confirmada a participação de diferentes vaishnavas em alguns dos comitês da WVA: 

a. Secretários da WVA de diferentes áreas:

Secretário para Braj Mandal:  Sripad Tamal Krishna Das Brahmacari
Secretário para Gaura Mandal: Sripad Sattya Krishna Das Brahmacari
Secretário para Bangladesh: Sripad Rup Sanantan Raghunath Das
Responsável pelo escritório WVA Mayapur: Sripad Pradyumna Das

b. WVA-VVRS Comitê de Educação:

- Desenvolver-se-á um projeto de clínica de saúde e uma escola para crianças da WVA em Mayapur Dham com o apoio de Sree Caitanya Gaudiya Math. 
- Sripad Om Prakash Brijwasi Prabhu oferece aulas de Hindi a todos os devotos interessados. Os seminários se darão no Yamuna Kunja, Vrindavan.

c. WVA-VVRS Comitê de Publicações: 

- Novos integrantes do comitê: Sripad Bhakti Ratna Sadhu Maharaj, Sripad Bhakti Nandan Swami Maharaj, Sripad Radha Madhav Das, Sripad Rajiv Chakravarty.
- O comitê vai se encarregar de publicar alguns livros importantes de nossa sampradaya e também de organizar traduções aos diferentes idiomas. 
- Apresentou-se uma lista dos diferentes materiais impressos e digitais que a WVA-VVRS produziu nos 20 anos de serviço que tem realizado à humanidade.
- Realizou-se o lançamento do Museu de Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura Prabhupada, uma coleção de 108 gráficos impressos que recompilam os momentos mais importantes da história de Srila Prabhupada e seu legado ao mundo. À exposição assistiram centenas de vaishnavas e todos apreciaram este esforço de expandir as glórias de Srila Prabhupada. A coleção do museu também se encontra disponível em formato DVD-vídeo, que inclui uma narração histórica por cada gráfico. 
- Um novo material também lançado durante Gaura Purnima 2014 foi a Foto-biografia de Srila Prabhupada Bhaktisiddhanta, projeto desenvolvido pelo comitê de publicações da WVA em conjunto com a equipe do Vrinda Kunja em Vrindavan. 



d. WVA- VVRS  Comitê de Meio Ambiente:

- Novos integrantes do comitê: Sripad Ananga Mohan Das e Sripad Radha Madhav Das

e. WVA-VVRS Comitê de Relações Públicas: 

- Novo integrante do comitê: Sripad Arjuna Das
- Em novembro será realizado o World Hindu Congress em Delhi, onde a participação da WVA é muito importante. Interessados, por favor contactar Sripad Bhakti Vichar Vishnu Maharaj da Sri Caitanya Gaudiya Math.

f. WVA- VVRS Comitê de Adoção de Templos:

- Bhaktivedanta Charity está reparando alguns edifícios em Mayapur. Estão encarregados do cuidado de alguns edifícios de nossa gaudiya sampradaya.


2- Petição especial do comitê de meio ambiente 

Na reunião da WVA realizada no bhajan kutir de Srila Bon Maharaj dia 30 de outubro de 2013 (veja relatório aqui), a assembléia aprovou a iniciativa de eliminar por completo o uso de pratos e copos plásticos em nossos maths, principalmente em festivais e eventos vaishnavas especiais. A questão é que, mesmo sendo uma decisão de todos os maths, em muitos deles se continua utilizando esses elementos tão nocivos para o Dham sagrado. 

Srila B.B. Bodhayan Maharaj confirmou o perigo que significa o uso do plástico, ressaltando que o lixo e o plástico de nossas cidades contamina inclusive a água: "Isso não é positivo para a saúde e se converte em um assunto muito crítico no futuro. Devemos deter por completo o uso do plástico. Em outros países eles investem muito para utilizar somente plásticos recicláveis, mas aqui, na Índia, não o fazemos. As cidades se tornaram realmente sujas por causa dos plásticos, eu peço a Rajib Chakravarti que por favor publique um artigo sobre os terríveis efeitos do plástico nos periódicos nos quais escreve"

Por outro lado, Sripad Arup Govinda Das confirmou que vários maths de Mayapur Dham, como Sri Bhagavat Math, Sri Krishna Caitanya Math e Sri Gopinath Gaudiya Math, detiveram por completo o uso do plástico. Sripad Bhakti Nandan Swami Maharaj apoiou por completo a iniciativa, confirmando que não somente temos que eliminar o uso de pratos e copos plásticos, mas também das sacolas de polietileno. Srila B.A. Paramadvaiti Maharaj acrescentou que "temos de ser mais conscientes do uso dos produtos que utilizamos em nossa adoração ao Senhor, devemos conhecer sobre os OGM (organismos geneticamente modificados), o impacto do plástico, os óleos nocivos para a saúde, etc. São muitos temas em conexão que requerem grande consciência de nossa  parte". 

Sripad Ananga Mohan Das da Keshavaji Gaudiya Math deu uma completa e científica descrição sobre o impacto dos plásticos, propondo à assembléia o uso de copos de papel para os festivais. Todos confirmaram esta proposta. Prabhu sugeriu que inclusive as impressões da WVA possam ser feitas em outros materiais e não somente em plástico. 


O departamento de limpeza da WVA em Sridham Mayapur pediu a todos os membros presentes na assembléia que, por favor, mantenham o lixo de seus templos nos recipientes correspondentes que, por sua vez, tenham sido colocados em locais estratégicos, tanto dentro dos Mandirs como na Rua Bhaktisiddhanta. A equipe de limpeza recolhe o lixo dos templos a cada dois dias e pedem ajuda aos vaishnavas para manter Sri Mayapur Dham limpo e belo. Os devotos também podem participar patrocinando mais trabalhadores. Este é um assunto que deve ser atendido por todos em conjunto, os templos se comprometem em jogar o lixo nos recipientes correspondentes e logo a equipe de limpeza o recolhe e leva ao depósito de lixo da cidade que está sendo mantido pela ISKCON.


O Comitê de Meio Ambiente se encarregou de fazer uma forte campanha de educação ambiental, tanto em Sri Vrindavan como em Sri Mayapur Dham. Sripad Vishvarupa Das da Colômbia desenhou cartazes muito bonitos em inglês, hindi e bengalí que estão sendo colados por todas as partes do Dham. Além disso, a equipe teatral do Vrinda Kunja tem apresentado a obra teatral "Nossa Última Chance" em várias escolas e comunidades rurais tanto em Delhi, Rishikesh, Braj Mandal e Gaura Mandal, para difundir a necessidade urgente de proteção dos sagrados rios e locais de peregrinagem.

3- Criação de novo ramo da WVA-VVRS para captar fundos em prol do serviço aos vaishnavas e ao Dham 

Sripad Bhakti Ratna Sadhu Maharaj não pôde estar presente fisicamente na reunião, mas em dias anteriores fez a proposta à WVA-VVRS de começar uma Fundação legalizada que permita à WVA arrecadar fundos e doações em prol dos diferentes serviços aos vaishnavas e aos Dham sagrados.  Sripad Bhakti Vichar Vishnu Maharaj da Sri Caitanya Gaudiya Math será o líder desta nova Fundação. Desta forma, todos os vaishnavas e amigos que desejem participar financiando os projetos da WVA, poderão fazê-lo mediante doações. 

Alguns dos projetos desta futura Fundação são: publicar livros de nossa Vaishnava grantha, fazer festivais de pregação com os líderes vaishnavas, apoiar a restauração de templos vinculados com a Gaudiya sampradaya, fazer campanhas educativas de promoção da limpeza no Dham e contra o uso de plásticos, difundir as glórias de Srila Prabhupada Bhaktisiddhanta e sua missão ao redor da Índia e do mundo, entre outros.

4- Departamento de impressão de livros

O comitê de publicações da WVA apresentou ante a assembléia de vaishnavas o lançamento de dois materiais muito importantes, um é a Foto-biografia de Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakur Prabhupada que pode ser baixada da internet AQUI ou encontrada nos escritórios da WVA no Yamuna Kunja (Vrindavan) e Mayapur. O outro lançamento do período de Gaura Purnima foi a coleção de 108 gráficos sobre a vida e obra de Srila Prabhupada, chamada “Museu de Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakur Prabhupada”, exposição que foi montada na Sri Gopinath Gaudiya Math (Mayapur Dham) e que ficou estabelecida permanentemente no Samadhi Mandir de Srila B.P. Puri Goswami Maharaj. O museu também pode ser visitado pela internet na seguinte página web: bhaktisiddhanta.com/museum



Tal comitê se verá fortalecido graças à participação de Sripad Bhakti Ratna Sadhu Maharaj, quem se ofereceu para participar ativamente na impressão de livros fundamentais para nossa sampradaya. Sripad Radha Madhav Das, quem publicou uma tese muito completa sobre Acintya bedhavedha tattwa, também será parte ativa desse comitê. As publicações serão financiadas mediante os fundos coletados com a Fundação mencionada acima.
O comitê de publicações também impulsionará a tradução de literatura em diferentes idiomas: hindi, bengalí, oriya e inglês.

5- Notícias vaishnavas em periódico do oeste bengalí

Rajiv Chakravatry desenvolve um periódico mensal em bengalí e inglês que publica notícias atuais da Índia relativas a importantes tópicos e novidades da tradição Vaishnava. Foi introduzido à assembleia e apresentou seu trabalho, colocando-o a serviço da WVA. “Nós publicamos temas religiosos e do Bhagavat Dharma em conjunto com os temas sociais do país porque assim as pessoas podem saber o que ocorre atualmente e também ver o exemplo dos sadhus, para segui-los", destacou Rajiv Chakravarti.

A assembléia organizou-se para adquirir mensalmente 1000 cópias do periódico para distribuir em Mayapur e por sua vez apoiar no financiamento de alguns anúncios dentro dele. Também se solicitou que os tópicos tratados nas reuniões da WVA sejam publicados no mesmo periódico. Se estendeu o convite a todos aqueles que quiserem participar no comitê de publicações e no comitê de internet para compartilhar notícias vaishnavas. 

6- A importância das ahimsa mridangas em nossos maths 


A seguinte pergunta foi colocada ante a assembléia: "Existe alguma reação pelo uso de instrumentos musicais, em especial mridangas, cujos materiais provenham do maltrato das vacas?"; a respeito, os sadhus presentes responderam baseados nas escrituras védicas e também deram propostas para solucionar o tema. 


A conclusão foi sintetizada por Sripad Bhakti Nandan Swami Maharaj: “devemos eliminar por completo o uso de mridangas que não são ahimsa (cujas matérias-primas não provêm de vacas mortas naturalmente, mas do assassinato delas), de outro modo, nós convertemos em responsáveis diretos e acumulamos as reações do caso". Sripad Bhakti Prasun Madhusudhan Maharaja assinalou que tem contatos de diferentes goshalas em Braja Mandal que podem prover matérias-primas ahimsa, mas que alguém tem que se responsabilizar de organizar isso. 

Para finalizar, Sripad Ananga Mohan Das deu uma completa e impactante dissertação sobre a importância da proteção das vacas e a maneira apropriada de fazê-lo, considerando a extração apropriada de leite e outros produtos que Go Mata oferece. Srila Bhakti Alok Paramadvaiti Maharaj agregou que: “somos responsáveis por destruir nossa própria tradição védica, se não utilizamos produtos lácteos provenientes de locais protegidos então somos culpados da exploração da mãe vaca”.

Este tópico passou a ser parte do comitê de meio ambiente, do qual Sripad Ananga Mohan Das e Sripad Radha Madhav Das se converteram em novos integrantes. 

7- A opinião da assembléia sobre o siddha-deha pranali diksa    

A questão das reiniciações e siksas dadas por certo grupo de babajis do Radha Kunda foi também colocada ante a assembléia. Vários vaishnavas deram sua opinião sobre isso: 


Qual é a visão da Gaudiya Math sobre as reiniciações entregues pelos babajis do Radha Kunda a devotos que já haviam sido iniciados em nosso parampara. Deve a WVA-VVRS fazer algo a respeito?


Srila Bhakti Bibudha Bodhayan Maharaj começou colocando que a proteção de um gaudiya vaishnava é seguir o siddhanta apropriado, agregando que não é possível proibir a nossos membros de se associarem com outras linhas, pois são os desejos que levam um praticante a sua queda. Sripad Bhakti Prasun Madhusudhan Maharaj agregou que devemos fortalecer o estudo do siddhanta que já foi estabelecido por nossos acaryas, educar nossos membros sobre as diferenças de cada linha e o fundamento por trás disso. Srila Bodhayan Maharaj confirmou essa afirmação dizendo: "A questão é de que maneira nós aprofundamos o siddhanta para proteger nossa linhagem"

Sripad Madhusudhan Maharaj citou um exemplo no qual uma devota ocidental foi "iniciada" no siddha deha pranali duas vezes pela mesma pessoa, tirando o valor e a veracidade desse processo. Disse: "Há muitos pontos a considerar a respeito, eu mesmo falo deste tema em cada um de meus Hari-katha para ensinar claramente às pessoas a diferença entre um e outro".

8- Novos projetos educativos da WVA

A WVA-VVRS tem a iniciativa de desenvolver um projeto da escola vaishnava para meninos e meninas de Sridham Mayapur. Este serviço será realizado em conexão com Sripad Bhakti Vichar Vishnu Maharaj da Sri Caitanya Gaudiya Math, onde há várias habitações disponíveis para isso. Sripad Bhagirath Prabhu, do Jahnavi Kunja Gaudiya Math, ficará a cargo junto com sua esposa Anandamayi Dasi. Prabhu estará também a cargo da clínica da WVA no mesmo lugar, aproveitando não apenas para receber e atender pacientes com problemas de saúde, como também para educá-los sobre os ensinamentos vaishnavas e sobre a importância de proteger o Dham e mantê-lo limpo. 

9- A presença da WVA-VVRS na sociedade 

O último tema discutido nesta reunião foi a importância do trabalho conjunto por parte dos diferentes participantes da WVA-VVRS, mediante a criação de um círculo de sadhusanga com uma meta em comum.

“Decisões muito poderosas têm vindo a nós mediante Sri Caitanya Mahaprabhu e o guru parampara e, à medida em que nos mantemos unidos, seremos o suficientemente fortes para continuar expandindo-as. A WVA-VVRS deve se converter em um elemento de impacto social, assim os ensinamentos de Sri Caitanya que todos os Gaudiya Math promovem poderão ter maior impacto. Por exemplo, há situações importantes como a proteção e limpeza do Dham, a proteção às vacas, entre outras, nas quais a WVA-VVRS pode se apresentar ante as autoridades e pedir mudanças; mas para isso se necessita fortalecer a unidade dos membros. O conselho dos sadhus é algo essencial na sociedade atual. Nos tempos védicas, os sadhus eram os conselheiros do Rei; atualmente não há mais reis, mas há um governo que cumpre a mesma função. Tudo isso necessita de um pouco de energia, mas é, em essência, o que devemos fazer. Não temos necessidade de falar sobre nosso sadhana, pois isso já é parte de nossa prática, mas sim necessitamos urgentemente discutir acerca de nossa posição na sociedade", disse Srila B.A. Paramadvaiti Swami Maharaj.

Sripad Madhusudhan Maharaj apoiou a iniciativa, destacando que a WVA-VVRS deve identificar as questões pelas quais luta, por exemplo contra a venda de produtos não vegetarianos no Dham, etc. "Devemos organizar um sistema para coletar assinaturas nos diferentes festivais vaishnavas e logo aproximarmo-nos do governo"

Os assistentes apoiaram a necessidade de que a WVA-VVRS se torne mais ativa nesses temas, para isso também se colocou a importância da participação da WVA no próximo Congresso Mundial do Hinduísmo, a ser realizado entre os dias 21 e 23 de novembro de 2014 em Delhi, Índia. Uma equipe encabeçada por Srila Paramadvaiti Maharaj estará encarregada de fazer todas as averiguações a respeito e assegurar a participação da Sabha no evento.




Um comentário:

  1. Hare Krsna, eu gostaria de participar do projeto com as crianças auxiliando: Sripad Bhagirath Prabhu, do Jahnavi Kunja Gaudiya Math, com sua esposa Anandamayi Dasi. Tenho experiencia em levar as crianças a cantar o maha mantra. Tenho um projeto semelhante no Brasil com 130 crianças.

    ResponderExcluir