Páginas

12 de junho de 2014

Bimala e Lalita Prasada

ESCRITO POR SWAMI B.V. TRIPURARI    



Lalita Prasada foi o irmão mais novo de Bimala Prasada, que depois se tornou conhecido como Srila Bhaktisiddhanta Saraswati Thakura. Bimala Prasada recebeu Harinama e Narasingha Mantra de seu pai, Kedarnatha Bhaktivinoda, e foi aconselhado por ele a aceitar Mantra diksa do reverenciado renunciante Gaudiya Vaishnava Gaurakisora dasa Babaji. Lalita Prasada, por outro lado, recebeu Mantra diksa de Bhaktivinoda Thakura.
Thakura Bhaktivinoda pediu a Bimala Prasada para pregar amplamente e, ao fazer isso, estabelecer sua concepção de varnasrama-dharma para Gaudiya Vaishnavas (daiva varnasrama). Bhaktivinoda o encorajou a usar o local de nascimento de Mahaprabhu (yoga-pitha) como sua base, um local que Bhaktivinoda havia descoberto através de longa pesquisa e inspiração. A visão de Bhaktivinoda em relação ao local do aparecimento de Mahaprabhu era aceita por seu siksa Guru, Jagannatha dasa Babaji, assim como por Gaurakisora dasa Babaji, ambos renunciantes Vaishnavas muito venerados daquela época. No entanto, seu diksa Guru, Bipin Bihari Goswami, não a aceitava.
Bhaktisiddhanta Saraswati seguiu as instruções de Bhaktivinoda Thakura sem objeções. Além disso, com as bênçãos de Bhaktivinoda e Gaurakisora dasa Babaji, ele iniciou discípulos na manifesta presença de seus Gurus, aceitando seu primeiro discípulo em 1906.
Durante esse período, Lalita Prasada serviu na instituição Gaudiya Matha de seu irmão por vários anos, antes e depois da partida de Bhaktivinoda e Gaurakisora. Algum tempo depois de sua partida, Lalita Prasada fez exceção a algumas das políticas da missão, o caráter de alguns dos discípulos líderes de Bhaktisiddhanta, e também com o sannyasa de Bhaktisiddhanta. Então ele deixou a missão.
É importante notar que Bhakti Pradipa Tirtha Maharaja, um discípulo de Thakura Bhaktivinoda, foi a primeira pessoa a aceitar sannyasa de Bhaktisiddhanta e que seu sannyasa foi previsto por Gaurakisora dasa Babaji quando Pradipa Tirtha Maharaja se iniciou. Naquela época, Babaji Maharaja previu que, no futuro, seu novo discípulo aceitaria sannyasa de um sat-Guru e pregaria além das fronteiras da Índia. Após Bhakti Pradipa Tirtha Maharaja aceitar sannyasa de Bhaktisiddhanta, ele viajou à Inglaterra para pregar sob a direção de seu sannyasa Guru.
Então, enquanto Lalita Prasada objetava o sannyasa de Bhaktisiddhanta, que ele havia aceito de uma imagem de Gaurakisora dasa após a partida de seus Gurus, aparece no testemunho de Pradipa Tirtha Maharaja que seu próprio sannyasa havia sido abençoado por Gaurakisora mesmo antes de ocorrer. De qualquer forma, muita pregação inovadora foi feita graças a Bhaktisiddhanta - o tipo de pregação que Bhaktivinoda queria que ele fizesse. De fato, se deve haver um daiva varnasrama que dá suporte aos iniciados Gaudiya Vaishnavas nos estágios iniciais de sua prática, como ele poderia ser completo sem a ordem de sannyasa?
Esta e outras inovações de Bhaktisiddhanta, tais como sua concepção de bhagavata ou siksa-Guru parampara, causou uma grande agitação na comunidade Gaudiya Vaishnava. Mais problemas foram criados devido ao fato de que Bhaktisiddhanta criticava os padrões morais daquela comunidade em geral, assim como várias práticas Gaudiya proeminentes naquela época. Então surgiu uma rachadura entre Gaudiya Matha e as assim chamadas seitas Gaudiya ortodoxas, e a separação criada entre Bhaktisiddhanta e estas outras seitas apenas aumentou após sua partida. Eventualmente, acusações eram feitas de que Bhaktisiddhanta nunca havia sido propriamente iniciado, sendo o principal protagonista um de seus próprios discípulos que muitos consideravam o mais qualificado para sucedê-lo. Oponentes de Bhaktisiddhanta, que ainda sofriam com as críticas que ele havia feito deles, naturalmente se aproveitaram muito disso, mesmo que tais acusações não houvessem sido feitas durante o tempo em que Gaurakisora e Bhaktivinoda estavam disponíveis para testar e negar tais rumores.
Os seguidores de Bhaktisiddhanta, que já haviam quebrado em facções nessa época, levaram adiante suas missões de pregação independentes e alguns desses pregadores tiveram considerável sucesso. Então trouxeram renovada credibilidade à linha de Bhaktisiddhanta. Apesar de Lalita Prasada continuar crítico de algumas das políticas de seu irmão mais velho, no fim ele sentiu a inspiração de doar o local de bhajana de Bhaktivinoda em Nadiya, que estava sob seu cuidado, a A.C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada, o mais proeminente discípulo pregador de Bhaktisiddhanta. A doação nunca foi realizada, mas a discussão envolvendo-a assinalou uma nota de aceitação das atividades missionárias de Srila Bhaktisiddhanta Prabhupada por parte de Lalita Prasada nos dias finais de sua vida. Além disso, Srila Bhaktivedanta Swami Prabhupada em uma ocasião permitiu a seus discípulos ouvir de Lalita Prasada Thakur e pessoalmente mostrou a ele ao menos respeito formal.
É suficiente dizer que velhas histórias como está são difíceis de separar em termos de fatos e ficção, e ainda mais difíceis de provar objetivamente. Então, diferentes versões desses eventos são aceitos por vários seguidores e promovidas por eles em linhas sectárias. No fim, as pessoas são inclinadas a aceitar a versão daqueles que mais as inspiram e então acreditam no que querem acreditar. O que é verdade em todos os sentidos só será descoberto através de contínua prática espiritual e a graça dos santos. Olhar o demônio nos outros nunca resultará em encontrar Deus em nós mesmos. Nós devemos olhar para dentro em oração, e então saberemos como proceder.

Nenhum comentário:

Postar um comentário